Breaking News

#Ler ou não ler? Eis a questão! - Para sempre minha garota

E ai pessoal, como estamos?


Às vezes, a gente vê a resenha ou a sinopse de um livro que ao mesmo tempo que nos instiga a lê-lo, nos faz pensar: "Será que isso vale meu tempo?"

Passei por isso há poucas semanas com "Para Sempre Minha Garota", e queria deixar com vocês 3 motivos para lê-lo e 3 para não lê-lo, O POST É SEM SPOILERS, então você não precisa se preocupar. Ah, e se você tiver algum livro que te despertou o mesmo sentimento, eu vou adorar saber, me conta nos comentários.

Pontos Positivos:

Amor do passado: Esse plot é velho? É! Mas, muita gente ama, dentre essa galera, eu. 
Amo livros que o amor começa num simples gesto na infância, que melhores amigos se apaixonam depois de dez anos ou que duas pessoas que se odiavam se encontram e se apaixonam, simplesmente não consigo evitar.
Acho que é aquele lance de que "o amor fala mais alto", "o amor supera tudo". 

Diálogo claro: Odeio pegar um livro e o motivo pelo qual as intrigas, separações, brigas, guerras, acontecem é pura e simplesmente a falta de diálogo. Eu sinto que o escritor teve preguiça de criar um motivo plausível, então usou a falta de comunicação dos personagens como orbita para todos os problemas da história.

Torcida emocionante: Quando um amor do passado ressurge e o diálogo do casal é claro e objetivo, a gente torce a cada página para que os nossos planos para eles deem certo, chega a ser engraçado, isso é ainda mais forte nesse livro, em "Para sempre minha garota" a gente começa a torcer desde muito cedo.

Falando dos motivos para ler, fiquei com vontade de reler o livro ou ler a continuação dele, meu coração já está quentinho <3
Mas, vamos aos pontos negativos:

Previsível: Como todo romance NA, como todo livro do amor do passado, como todo romance água com açucar... O livro é previsível e apesar tratar elementos (comuns em NA ou não) com leveza, mesmo quando pesados (morte, abandono, inseguranças masculinas), se você é averso a clichês, a previsibilidade pode ser um problema.

Vocabulário chulo: O mocinho é um rockstar popular e desejado que não só acredita que tem um rei na barriga (Meu Deus eu estou usando gírias da minha mãe, me tornei o que eu mais admirei), como acha que ele é o próprio rei. Rei da musica, do amor, do sexo...
E é muito cansativo ouví-lo tratando mulheres como objetos com a justificativa de que "ela não é a minha garota". 

Soluções questionáveis: Ao longo da história, a gente vai engolindo algumas soluções extremamente rápidas para alguns fatos complexos e confusos porque isso acontece por conta do dialogo maravilhoso dos personagens e é muito melhor que seja assim, do que com todo aquele drama que o genero quase sempre traz.
Entretanto, perto do fim da história a gente descobre alguns dos motivos do porque nossa mocinha passou a juventude sozinha, enfrentando o que precisou enfrentar e porque nosso mocinho não voltava para casa, e isso tem a ver com pessoas e motivações específicas. Isso nos deixa naquela ansia "Ah, agora o bicho vai pegar" (Mais uma gíria da minha mãe), porém, esses personagens saem do livro com um discurso de dois minutos e sem explorar nem a metade das consequências que aquelas atitudes poderiam ter trago, isso me incomodou demais.

Conclusão:
Como todo romance previsível, a gente fica com aquele quentinho no coração ao ler e ao mesmo tempo quer bater em alguns personagens, mas a gente aponta pro final feliz e rema. 

 Outro ponto considerável no livro é que ele é ótimo                                                                       para tirar a gente de uma ressaca literária!

E então, leriam esse livro ou não?
Eu li e não me arrependo, dei 3,5 estrelas no SKOOB.


15 comentários:

  1. Eu não leria. Até gosto dos pontos positivos que você ressaltou, mas os negativos me irritariam de um jeito que a leitura não fluiria, principalmente o que voce disse sobre vocabulário chulo e soluções questionáveis. Mas que bom que não se arrependeu da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, tbm adoro diálogos bem construídos. Me desanima continuar uma história em que a intriga é causada por falta de diálogo (penso como vc sobre o autor hahahaha). Não conhecia essa história, mas acredito que deve ser previsível sim, porém é sempre bom ter essas leituras para intercalar.. Anotei a dica <3


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu penso o mesmo, o livro não é uma história incrível, mas tamém não se propõe a ser. Quando a gente vai ler, a gente já sabe como esse tipo de livro funciona, então é sussa.
      <3

      Excluir
  3. Sempre penso se vale meu tempo alguma leitura e me identifiquei com várias coisas que falou. Nada pior que conflitos por falta de um bom papo e vocabulário chulo também não me agrada, assim como fujo de narrativas rebuscadas, mas como disse, pra curar uma ressaca é ideal. Gostei muito do estilo da postagem, parabéns.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei super interessante esse seu post, achei interessante ele ser um romance bom para nos livrar de uma ressaca literária, mas essas soluções questionáveis são algo que me deixaria em dúvida de ler ou não esse livro.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu li esse livro e amei o casal. Gostei também dos amigos e fiquei com dó por ter morrido tão jovem. Agora quero muito assistir a adaptação e ler os próximos livros da série.
    Um romance leve, mas bem gostoso de ler!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tayana.
    Então, eu gosto muito de NA, de amores que retornam do passado, de diálogo entre os personagens (também detesto brigas pela falta deles. Mas eu não sou fã de livros de rockstar e ainda mais com esse tipo de linguajar. Pior de tudo é que eu peguei uma birra com "minha garota", há uma quantidade absurdamente gigante de livros eróticos e NA que colocam o personagem masculino se referindo à namorada como sua garota e isso já me cansou de tal forma que me dá nos nervos quando leio essa expressão hahahaha então eu acredito que não leria esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tay, no momento eu não leria porque não é um gênero que curto muito, mas achei muito interessante teus pontos positivos, se fosse um suspense ou um triller, eu com certeza leria.
    Eu até gosto de estórias previsíveis, não cansam meu cérebro, mas palavreado chulo, não gosto muito, e se tem palavrão, então, dá até vontade de desistir.
    Mas uma leitura leve é sempre bem vina. Eu já tinha visto este livro e acho a capa bem interessante.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii meninas

    Ah adorei esse post, super original. Então sobre o livro me questão a temática NA com direito a rockstar popular não me chama nadinha a atenção mas adorei conhecer os pontos positivos do livro, especialmente com relação aos diálogos melhor trabalhados, isso sim que eu gosto demais.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tayara. Eu julgo pela capa sim e já descartaria... Esse título achei horrível... Ser um famosinho então piorou. A única coisa que realmente gostei foi a forma diferente com que você apresentou o livro sem dar muitos detalhes, parabéns.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  10. Olá! Li esse livro ano passado, e confesso que tive a msm impressão que você. Especialmente no último ponto negativo. Nossa, ele me irritou bastante, mas os pontos positivos acabaram me vencendo e eu acabei remando pro final feliz e o abraçando com carinho. Haha
    Adorei o post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Ainda tenho dúvidas sobre ler ou não esse livro, apesar da sua resenha ter sido bem explicativa, ainda tenho dúvidas kkkkkk.
    Mas acabei colocando na minha lista de possíveis leituras pois todas elas, mesmo não gostando, são experiências .
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Comecei a ler os pontos positivos e ate tinha começado a gostar mas no momento que li os pontos negativos, não deu. Acho que os pontos negativos pesaram mais na balança e foi definitivo para me decidir não ler a obra.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  13. Esse é um desses livros gostosos para ler numa tarde sem criar expectativas né.
    Adorei sua resenha, muito bem organizada, parabéns pela sinceridade. Eu leria o livro sim.

    ResponderExcluir