#Resenha - O Ódio que Você Semeia - Angie Thomas
O Ódio que Você Semeia
Angie Thomas
Editora Galera
Em O Ódio que você semeia, conhecemos Star, uma jovem negra, que assim como muitos negros enfrentam todos os dias a discriminação. Star e seu amigo de infância, Khalil, estão em uma festa quando decidem ir embora, e na estrada são parados por uma viatura da policia, uma coisa que seus pais sempre ensinaram a Star era como se comportar quando diante de um policial: sem movimentos bruscos, mãos onde ele possa ver. Não somente ela aprendeu como seus pais passam isso para seus outros irmãos. É algo que uma criança deva aprender logo de cara? Mas, infelizmente essa é a realidade de Star e das pessoas de seu bairro.
Ao serem parados pelo policial, Khalil faz uma movimento errado, que fez policial interpretar que ele fosse fazer algo contra a sua vida, e acaba assassinando Khalil na frente de Star, por puro preconceito com dois jovens negros, achando que iriam lhe fazer algum mal. A morte de Khalil abala demais a vida de Star, sendo a única testemunha, sendo seu melhor amigo ali morto por uma "suposição", morto por um policial branco.
"Já vi acontecer um monte de vezes: uma pessoa negra é morta só por ser negra e o mundo vira um inferno"
Após a morte de Khalil, Star passa por situações que não deveria passar. Vivendo em um bairro onde gangues vivem em conflitos, seus pais trabalham dia e noite para darem o melhor para ela e seus irmãos. Star vivem em dois mundos, a Star do gueto e a Star da escola particular, onde estudam pessoas de classes sociais melhor, pessoas brancas, nesse mundo a Star cheia de gírias, estilo com seus tênis maneiro, se segura para não deixar esse lado aparecer diante de seus amigos ricos, uma coisa que acaba a deixando exausta, ainda mais com a morte de Khalil, parece que de alguma forma ela o está traindo, traindo de onde vem, traindo a sua cor, mas isso é puro medo, medo da descriminação, medo de ser deixada de lado, medo dos julgamentos, O Medo paralisa as pessoas, a deixam confusa e inseguras.
Diante da morte de Khalil, Star vive um misto de sentimentos, luto, raiva, sede por justiça, se senti ameaçada, frágil, insegura entre tantas coisas, e sendo a única testemunha do crime, está em suas mãos fazer justiça pelo assassinato de seu melhor amigo, mas para isso Star tem de ser forte e usar a sua voz para todo o mundo ouvir o que realmente aconteceu naquela noite e o que realmente o policial Um-quinze fez.
O ódio que você Semeia, é um livro com uma história realista, a verdade nua e crua. A verdade de um sistema que só favorece os brancos, um policial branco será condenado por matado um negro? A realidade de muitos jovens negros que só pela cor da sua pela são julgados e discriminados. A autora nos passa de uma forma simples a realidade de jovens que são assassinados diariamente por policiais que matam primeiro para depois perguntar (uma coisa estranha, mas que só funciona na cabeça deles).
A autora nos faz refletir sobre esse ódio que é semeado nas pessoas. De onde vem esse ódio só pelo fato de a cor da outra pessoa ser mais escura? O que isso interfere na vida das pessoas, todos nós somos iguais, independente de cor, de religião, de tudo. No decorrer dessa leitura fiquei pensando nesse nossa geração, como o ódio tem falado mais alto, gente,é um coisa horrível. Parece que o ódio vem sendo semeado com muito mais força nos lares, tudo hoje é matar, tudo hoje é para resolver na base de briga e discussões. O preconceito se aprende lá quando ainda é pequeno, e vai sendo passado de geração para geração, hoje as pessoas não se policiam no que falam diante de crianças, aí aquela criança já vai crescendo ouvindo tanto ódio nas palavras e quando menos se espera, já está sentindo ódio de uma coisa só porque aprendeu que deveria sentir tal ódio por tal coisa.
O Ódio que você Semeia nos mostra que o ódio vem de uma sociedade que diminui uns aos outros e grande parte dos que são diminuídos são negros e pobres, por sua cor, sofrem por não receber os devidos cuidados, apoio, oportunidades de uma sociedade preconceituosa, que aprende desde pequeno a odiar uns aos outros, mas até o momento que esse ódio se voltando contra ele.
Tinha muito tempo que não lia um livro tão forte assim, Star representa muito bem os negros que são oprimidos, que são diminuídos, mas também representa a voz que precisa ser levantada, Star soube usar a sua maior e melhor arma, sua voz, isso ninguém pode tirar de nós.
" Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria?"
Livro de estreia da autora Angie Thomas, veio para ficar na cabeça pelo resto da vida, com uma história jovem, repleta de ensino, sobre um cultura rica, mas que é olhada com olhos de raiva e desprezo. A narrativa de Angie é maravilhosa, a autora sabe prender a atenção do leitor, sabe conquistar, e sabe transmitir muito bem os sentimentos contidos na história. Impossível não se envolver completamente com a luta de Star, não sentir tudo que a jovem passa. Um livro que deve ser lido e trabalhado nas escolas com toda certeza e cara, um livro que deve ser adaptado para os cinemas. Super recomendo a leitura!
Nossa que história triste, mas infelizmente acontece isso mesmo nos dias atuais.
ResponderExcluirNunca sofri preconceito por ter cabelo cacheado, porque eu sou branca, mas já presenciei cenas de preconceitos contra um jovem, infelizmente por ele ser negro.
Deve ser muito boa a leitura.
Olá!
Excluirrealmente é muito triste, vivemos em uma mundo tão cheio de ódio né?
Precisamos mudar isso! obrigada pela visita!
beijos!
Infelizmente só li verdades nessa resenha, quem não é negro, mesmo que defenda a igualdade, nunca vai saber como é se sentir descriminado por NADA!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirVerdade né, é muito triste e complicado!
Mas ainda temos esperança!
obrigada pela visita, beijos!
Este livro é ótimo e deveria ser trabalhado nas escolas, pois só com bastante diálogo e reflexão acabaremos com qualquer tipo de discriminação, seja ela qual for.
ResponderExcluirOi Sarah!
ExcluirTambém acho, deveria trabalhar e fazer as crianças e jovens refletirem. obrigada pela visita, beijos!
Um livro com um tema muito importante, infelizmente o preconceito racial é uma realidade que ainda persiste nos dias de hoje. Levanta uma questão super séria através da forte protagonista Star. Realmente poderia ser adaptado para o cinema.
ResponderExcluirOlá Patricia!
ExcluirBoa noticia, já temos o trailer do filmeee uhuuull... agora é aguardar!
Um assunto que ainda persiste e é muito preocupante, precisamos falar mais sobre isso, espero que com o filme as coisas fiquem mais claras de serem entendidas! obrigada pela visita, beijos!
Que maravilhosos! Tema relevante e útil, principalmente para os dias atuais, onde todos os valores parecem invertidos e onde a sensação de involução é clara e inequívoca! Poderia ser adaptado para o cinema sim. Seria de grande valia.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirBoa notícia, já temos o trailer, ainda esse ano o filme estará nos cinemas, e espero que as pessoas reflitam sobre a história, sobre o preconceito, sobre tudo que esse livro aborda! obrigada pela visita, beijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é maravilhoso né? Os primeiros capítulos acabaram comigo, tive até que parar a leitura por uns dias para continuar depois. Mas é uma leitura muito necessária, que escancara uma realidade terrível e que me fez refletir sobre muitas coisas.
Adorei sua resenha e concordo plenamente que esse livro deveria ser trabalhado nas escolas. Aliás, acho que todo mundo deveria ler este livro. E, sobre o filme, vai ser lançado em outubro nos EUA e espero que chegue logo ao Brasil.
Beijos!
Olá Maria!
Excluiré realmente bem pesado as primeiras páginas, eu li e fiquei, gente, não to acreditando nisso.??? Mas espero que o filme venha loogo para o Brasil, pois é mega necessário as pessoas assistirem e refletirem. obrigada pela visita, beijos!
A cada resenha, percebo o quanto esse livro é incrível e o quanto preciso lê-lo logo!! Com certeza, essa é uma leitura necessária a todos. Obrigada pela dica!!
ResponderExcluirOlá Andrea!
ExcluirEsse livro é incrível super concordo com você, precisa ler logo haha..
obrigada pela visita, beijos!
Eu ouvi muita, muita gente falando super bem desse livro e eu fiquei realmente interessada de ler, especialmente agora conhecendo mais detalhes dessa história. Os Delírios Literários de Lex
ResponderExcluirOlá Aléxia!
ExcluirEsse livro é incrível, e todos deveriam ler! Dê uma chance!
obrigada pela visita, beijos!
Lendo a história de Star noto que - esse livro deveria virar filme e dar um tapa geral na sociedade.
ResponderExcluirAcredito que por se tratar de uma verdade nua e crua é um livro duro de ler, porém necessário.
Gosto de leituras assim, não mostra um lado maquiado, mas sim um lado verdadeiro
Olá Helana!
Excluiré um verdadeiro tapa na cara mesmo, e a boa noticia é que já temos trailer rs' o filme será lançado em outubro no EUA, espero que não demore para vir para o Brasil! obrigada pela visita, beijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirFaz pouco tempo que encerrei a leitura e gostei tanto que quero que o mundo todo leia. Como você mencionou é um verdadeiro tapa na cara logo nas primeiras páginas, a verdade exposta com uma linguagem acessível e voltada para um público que pode mudar a realidade do nosso mundo. Espero que todos que leiam tenham a mesma reação que você, acredito que é impossível passar por essa leitura e se manter imparcial.
Ótima resenha!
Beijos
Olá Anna!
ExcluirRealmente é um livro maravilhoso que quando finalizamos queremos "obrigar" as pessoas a lerem rs' e sentirem tudo que sentimos. Eu espero que com o filme, as pessoas reflitam sobre o preconceito racial e surte efeito nessa sociedade. obrigada pela visita, beijos!
Menina,
ResponderExcluirq livro pesado, profundo e bonito ao mesmo tempo. Não tem como ler sua resenha sem pensar no monte de Khalil que existem na nossa vida e que passam desapercebidos por nós.
Poxa, uma pena muito triste mesmo ter que passar por isso, ainda em pleo séc. XXI. Que bom que reabrimos para discutir isso cada vez mais.
Espero que este livro abra cada dia mais nossos olhos.
Olá!
ResponderExcluirFiquei imensamente instigada a ler este livro, já tinha ouvido falar mas não com tanta empolgação.
As vezes precisamos de um empurrão ou tapa na cara como vc diz.
Com certeza vou por na minha lista para setembro. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha, bjs!
Esse livro está nos meus desejados desde que lançou exatamente por tratar de um tema tão importante e forte. Deve ser uma leitura muito reflexiva e maravilhosa. Estou louca para ler. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler.
ResponderExcluirbeijos
Olá!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro. Além de ter boa crítica é um livros necessário. A realidade é bem essa, e é assim triste mesmo. As pessoas devem ler esse livro e outros livros que tragam a realidade do negro e que conscientize as pessoas a refletir seus atos.
Bela resenha.
Di ~ Vida & Letras
www.vidaeletras.com.br
Infelizmente só li verdades nessa resenha .
ResponderExcluirMe interessei muito pele livro. A temática é sempre atual e o discurso necessário. Vou anotar o nome para não esquecer.
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, ele vem sendo muito bem comentado e gostei muito de ver a sua opinião sobre a leitura. É uma obra que está na minha lista de desejados.
ResponderExcluirInfelizmente o preconceito racial é uma realidade que ainda persiste nos dias de hoje, esse livro deveria ser incluído nas listas de leitura nas escolas do país.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAlgumas coisas do livro são bem previsíveis, como a vida de Starr, a escola e essas coisas. Mas tudo que ela passou e sentiu, é tão intenso para alguém da idade dela que ao mesmo tempo quero abraça-la e confortá-la! Ninguém deveria passar por uma situação dessas.
Debyh
Eu Insisto
É um livro que tenho muita vontade de ler.
ResponderExcluirEle está na minha lista de desejados logo que foi lançado, mas fui adiando. Sua resenha despertou meu interesse.. é uma história triste, mas verdadeira. =/
Beijos
Sai da Minha Lente
Olá, são muito bacanas as reflexões que O Ódio Que Você Semeia passa aos leitores, reflexões sobre a discriminação e o racismo tão presentes na nossa sociedade infelizmente. Ótima resenha.
ResponderExcluirOIe
ResponderExcluireu necessito demais desse livro, a cada resenha que leio meu coração dói por eu ainda não tê-lo, muito legal saber sua opinião e que vale tanto a pena, adorei o post
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Oi, tudo bem ?
ResponderExcluirJá tinha visto essa indicação de leitura e ver ela aqui foi uma grata surpresa. O livro com toda certeza é uma ótima dica de leitura, se ponto de vista foi bastante válido e a resenha mostrou de forma sincera as qualidades da obra.
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu não tinha me animado muito em ler esse livro mas vi tantas resenhas ótimas e o fato de ser adaptado para o cinema em breve me deu aquele up que precisava para ler, já encomendei é só estou esperando chegar.
Adorei a sua resenha. Um beijo.
Olá, tudo bem? Está uma leitura que estou adiando a muito tempo, mas agora com o lançamento do filme preciso ler urgentemente. As temáticas trabalhadas, além de importantes para serem debatidas é de meu grande interesse. Sua resenha só me deixou mais instigada ainda. Adorei <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br