#Resenha - Só Escute - Sarah Dessen
Só Escute
Sarah Dessen
Editora Seguinte
Editora Seguinte
publicados aqui no Brasil, mas estava há tempos querendo ler "Just Listen", um livro muito recomendado e a vontade e a curiosidade só aumentavam.
Li esse livro já tem um tempinho e curti a leitura, como sempre Sarah Dessen trás assuntos delicados, mas que desenvolve de uma maneira que o leitor fica reflexivo e tocado pelos acontecimentos.
Em Só Escute, conhecemos Annabel uma jovem que aparenta ter uma vida ótima, tem tudo, é popular, tem uma carreira de modelo promissora e uma família que aparenta ser bem estruturada, sua vida está ótima para a idade que tem, que menina não queria ser como Annabel? Mas as coisas mudam depois de uma acontecimento, que acaba a tornando a vilã da história. Sua popularidade acabou, irou motivo de desconfiança, piadas e olhares tortos em sua escola. Sua vida ficou bem solitária, sem "amigos ou seguidores.
A primeira vista lendo a premissa, pensamos ser só mais um livro com dramas adolescentes, mas como falei, Sarah Dessen trás assuntos essenciais, coisas que acontecem com vários jovens, ou que alguém que leu o livro já teve conhecimento de algum caso.
è uma história que trás reflexão sobre confiança, sobre medo, sobre se calar, sobre família, há muitos assuntos importantes nesse livro como a bulimia, como a família reage a esses casos e o suporte que dá .
Dessen trás uma história não só focada no romance, mas sim nos problemas socias e comportamentais. Annabel é uma persoangem que cativa, que você sente empatia e quer ser amiga e ajuda-la a enfrentar cada problema, a enfrentar amizades abusivas, a enfrentar a cobrança de ser sempre a melhor, e alguns traumas.
A família sempre está presente nas tramas de Dessen, e ela trata os assuntos famíliares com muito cuidado, toda família passa por problemas, e família de Annabel, não é diferente, sua mãe que despeja seus desejos e sonhos em cima dela e de sua irmã, que devido tanta presão, acabou passando por alguns problemas como desturbio alimentares e agora cabe a Annabel ser a melhor em tudo que faz, o que a deixa sufocada diante de tantas coisas que está acontecendo a sua volta.
Suas amizades na escola não são mais as mesmas, depois de sair como mentirosa, passou a ser sozinha, e essa "solidão" acabou aproximando de Owen Armstrong, o garoto estranho da escola, que vivia semetendo em brigas, mas que teve de mudar seu comportamento também, assim como Annabelle que tem como novo lema, falar sempre a verdade não importa a quem doer.
E é através dessa amizade com Owen que Anabele vai se abrindo, está cansada de guardar esse segredo que a aprisiona e que é o responsável pela mudança em sua vida, e com a amizade inesperada de Owen ela irá ter a sensação de liberdade ao encarar a verdade e enfrentar os acontecimentos na noite em que brigou com sua melhor amiga.
Só Escute é um livro sensível, e realista, a vida de Annabel, é a vida que algumas meninas hoje em dia tem, guardam segredos, que se falarem é vista como mentirosa, invejosa. O livro retrata muito bem, o medo de falar, o medo do que os outros vão pensar e no final você que sai sempre machucada.
Super recomendo esse livro, é um livro ótimo, ver o crescimento e amadurecimento não só da Annabel, mas da sua família foi muito bom e ver como a família é importante, no desenvolvimento reforça que a família é a base. Se não conhece a escrita da autora, comece por esse livro e não irá querer mais largar.
Nenhum comentário